segunda-feira, 4 de maio de 2009

Viagem a Varsóvia... eu, ninguém, comigo só.


Ninguém me acompanha num fim-de-semana fora de Cracóvia?

Bilhetes a 65 zlotis, tenho que aproveitar.

Destino: Krakow-Warszawa(Capital)-Póznan.



Sexta-feira, 22h



Comboio chegando à estação, e eu prontinha para correr em busca de uma cabine só para mim.

Mas acho que toda a gente que estava na estação pensou como eu. Entrei e procurei, mas o máximo que consegui foi um banquinho no corredor.

Escolhi mal a data. O comboio estava cheio de adeptos do wisla de Krakow, rumo a Gdansk para um jogo de futebol, e eu, lá no meio deles, perdida! Aproximadamente duas horas depois, começa um velho a tocar acordeão. Mas convicto de que estava a fazer um favor ao pessoal! Só me apeticia partir o instrumento ao homem. Parecia um aprendiz, tocava mal que se fartava.


Depois de quatro horas de viagem lá arranjei um lugar numa cabine, por azar na cabine onde esse velho também estava.
Sentei-me e adormeci. Acordo com um pé a roçar a minha perna (coxa), num gesto muito subtil, e de engate não profissional.

Acordo muito assutada e ponho-me a ver de onde vinha aquilo. Podia ser o pé de uma pessoa que estivesse a dormir e que tivesse o mesmo vicío do Cédric, que é esfregar o pé um no outro enquanto dorme; Mas não, era mesmo um acto intencional.

Saí a correr da cabine, completamente apavorada, e a tentar perceber o que me tinha acontecido, quando de repente vem o raio do velho atrás de mim!

Eu olho para uma lado, olho para o outro, mas o pessoal que estava no corredor tinha desaparecido, só restava eu e ele.



1º pensamento: Gritar (mas gritar o quê? Ninguem me percebe!)

2º pensameno: Fugir para a casa de banho. (Ele podia esperar por mim à entrada...não)



O velho vira-se para mim e fala em Polaco, ao mesmo tempo que me mostra o tabaco, num acto de "queres fumar"....(as minhas pernas tremiam, o meu coração batia a 1000 à hora).

Eu respondi não, obrigada, eu tenho!(em inglês, vejam bem como estava assustada)



Pensei muito rápido, mas mesmo muito rápido, tipo as cenas dos filmes.

Uma janela, uma cabine em frente à janela com a luz ligada, é a minha salvação.
Acendi um cigarro, colei-me na janela, tipo putos quase com a cabeça de fora. Ele continua a meter conversa, e eu, a tentar dizer que não falava polaco, mas ele insistia.
Quase que gritei e disse-lhe " Nie rozumiem po polsku"(Não percebo o polaco), ao qual o velho me começa a dizer "Warszawa tak", repetidamente, e a minha resposta era sempre a mesma, até que percebi que ele me estava a perguntar se eu ia para Varsóvia e eu respondi sim.
Neste espaço de tempo o velho, acabou de fumar, e regressou à cabine.
Muito sinceramente tive medo de tornar a entrar na cabine e levar com o mesmo episódio, mas felizmente não aconteceu porque eu fiquei coladinha à parede e ele não chegava lá com o pé!
Nunca mais dormi sossegada...dormia com os olhos meios fechados mas sempre a olha-lo de lado.
Chegada a Varsóvia às 5h e pouco da manhã. O que vou fazer a esta hora?
1ºComprar o mapa da cidade.
2ºBeber uma bebida quente e esquecer aquela viagem louca.

6h da manhã estava eu, fora da estação de comboios, pronta para mais uma aventura.
A minha primeira visão da cidade foi magnífica, confesso. No fundo da avenida conseguia ver o nascer de sol. LINDO; LINDO; LINDO;
Um novo dia a nascer e eu sozinha....

Mapa na mão, ia eu caminhando, à procura de sítios para visitar... e encontro do meu lado esquerdo o HARD ROCK.... Um dos meus destinos obrigatórios.

Continuo a andar e, encontro uma praça com uma torre enorme, iluminada pelo sol...excelente sitio para me sentar e comer qualquer coisa. Fiquei lá 30min a comer, a ver as pombas e a levar com o sol na cara.
Tinha que continuar a caminhar. Visitei muita coisa, mesmo muita coisa, mas nomes...lol..não sei dizer quase nenhuns.
Atravessei a cidade por um jardim enorme e verdinho, em que só me faziam companhia os jardineiros e os pássaros. Descobri uma parte velha da cidade muito bonita(stare miasto) , com bonitas esplanadas mas nenhuma delas abertas às 9h da manhã só abrem às 10h.
Lá esperei e sentei-me a observar aquele sossego.

Caminhei, caminhei, caminhei....e para ir para a um sitio tão perto de onde eu estava, dei a volta ao bilhar grande. Sentei-me num murro a apanhar sol durante uns minutos e a ver o rio á minha frente. E visitei ruas, e mais ruas, e mais ruas....
Fartei-me de andar, até que decidi ir para o centro em busca de um mac para lanchar e quando torno a atravessar o jardim, decido sentar-me, mais uma vez...( a mochila era pesada ).
Deitei-me num banco de jardim, mochila presa à perna , oculos de sol, e adormeci durante uma hora e tal. Só acordei porque estava aflitinha para ir à casa de banho. Levantei-me e fui para o mac.
Qual o meu espanto, quando vou à casa de banho e, ao lavar a cara apercebo-me que tenho a marca dos óculos de sol...QUE VERGONHA...(muita gente já se deve ter mijado a rir à minha pala).

Sentei-me numa mesa a comer o meu happy meal, muito descansada.
Regressei à praça onde estive de manhã para subir uma torre/miradouro(palac kultury i nauki), para ver a cidade toda. Era bonito, mas nada de especial. Há quem diga que Varsóvia é uma cidade feia porque foi a mais destruída, mas pra mim não, é uma cidade do tipo Lisboa, mas melhor...LOL
Obviamente, gaja que é gaja tem sempre que ir ao shopping...EU FUI.


Final da noite, destino obrigatório, Hard Rock beber uma cerveja.
Saí do shopping e entrei directa no Hard Rock, na loja de recordações, só para ver as novidades da estação. A menina da loja veio falar comigo, perguntou de onde era, o que estava a fazer lá, e eu lá lhe fiz um relatório, mas cá para nós, ela tinha a mania que era engraçada e que era pro em visitas!(Coitada) Não gostei dela.
Desci para o café. Bonito o local mas nada comparado como de Madrid, ou mesmo com o de Praga. Pedi uma cerveja, e disseram-me que às 22h iria actuar uma banda no palco do hard rock, e eu com o comboio às 22.30h, mas mesmo assim ainda fiquei lá a ver o tal concerto, e também para conseguir beber aquele meio litro de cerveja.
22.20h fui para a estação, rumo a Poznan. Encontrei uma cabine, no comboio, VAZIA...Podia dormir umas horitas numa coisa mole, é que já doía as costas.
Chegava a Poznan às 2 e tal da manhã.
Acordei mesmo quando o comboio estava parado na estação de Poznan. Calçei-me a correr, fechei a mochila e sai do comboio antes que ele arrancasse comigo lá dentro.
 Precisava de um banho para acordar; fui à casa de banho, mas aquelas casas de banho, estranhamente, não tinham chuveiro, só sanitas e lavatórios, que raiva...(todas as estações têm, aquela tinha que ser diferente).
Fui para dentro da estação e montei a minha tenda (mini edredon da residência no chão, mochila debaixo da cabeça, e adormeci, feita mendiga. Acordei com dois guardas a chamarem-me em polaco, e a pedir a minha identificação......LOLOOL (Eles pensaram mesmo que eu era um sem abrigo;)
Mostrei o cartão de estudante e o bilhete de comboio e eles, deixaram-me dormir lá durante mais algum tempo.
6 da manhã, para não perder o ritmo, já estava outra vez na rua porque.
O que vos posso dizer acerca de Poznan é que é uma cidade sem grande coisa para visitar. Encontrei um parque, na outra ponta da cidade, muito lindo e muito muito muito grande, onde tinha umas imagens engraçadas, e um cemitério judeu. Uma coisa muito boa aqui na Polónia, e muito comum em todas as cidades que visitei, são espaços verdes. Não tinha muito tempo para visitar a cidade porque, o comboio de regresso para Cracóvia era às 2 da tarde. Obviamente, tornei a entrar num shopping, mas desta vez à procura de um resturante, mas nada....

Em suma: Poznan é uma cidade pequena, mas com um jardim muito bonito. Também visitei a igreja mais velha da Polónia, lá em Poznan.
Varsóvia é bem mais bonito, contrariamente ao que muita gente diz. É diferente de Cracóvia e daquilo que estamos acostumados a ver na Polónia, mas tem a suma beleza.

Foi uma viagem engraçada, embora SOZINHA, foi muito agradável.


Sem comentários:

Enviar um comentário