quarta-feira, 6 de maio de 2009

Um exemplo das nossas observações na escola primária polaca

Como sabem, andámos a fazer uma observaçãozita numa escola primária polaca.
Às 8h da manhã vejo logo os putos a correr de um lado para o outro, aos pontapés, e aos socos....é medonho.

Mas hoje eu estive muito atenta e, vou agora relatar um dos nossos dias fantásticos.

9h, sala 15, 9 alunos com idades entre os 10-12 anos (2 raparigas+7rapazes)

Esta turma é muito esquisita.
Então tinha dois rapazes (os mais esquisitos) numa fila do meu lado esquerdo. Um sentado em cada mesa. Nas mesas à minha frente tinha duas miudas (as melhores amigas), e na mesa de trás dois rapazes, e na última mesa eu e a Angela.
Na outra fila estavam dois rapazes,na mesa da frente, muito calados, e um deles estava sempre a fungar; Na mesa atrás desta estava um rapaz que também era um grande doido. e no fundo da sala, quase a dormir estava o Cédric.
Às 9h15min, olhei sem querer para o meu lado esquerdo e estava um dos mitras colado em mim, mas colado, nem ria nem pestanejava. Passado 10min de a aula ter começado, vira-se para trás e diz Dzien Dobry (bom dia). Este mesmo menino não trouxe livro, e só 5 min depois da professora dizer para abrir os livros, ele resolve chamar a professora e dizer que se tinha esquecido do livro. Depois disto, fui obrigada a chama-lo de "Mitra"....ah, ele usava aqueles bonés todos engraçados, super largos, que dá para guardar o lanche dentro, calças largas a cair pelas pernas abaixo.

O outro, também do meu lado esquerdo, está mesmo em frente à secretária da professora. Detesto este rapaz. Arma-se em rebelde, e costuma encher o peito cheio de ar e entra atrasado na sala de aulas com os phones nas orelhas, como se nada fosse.(Ai se fosse meu aluno).
Começou a aula a ler um livro, mesmo em frente à professora, como se nada fosse. Muito compenetrado, atenção. A professora a falar e ele a pastar. Dei-lhe o nome de Pastor. Usa uma t-shirt até aos joelhos que diz KORN.

Os alunos da minha fila são os melhores. Sossegados, atentos, mas um bocadinho tótós.
As miúdas são estilo português. Sempre viradas uma para a outra, muito juntinhas a falar (a falar da matéria leccionada, acho). Os outros dois são uma maravilha.

A professora pediu para os alunos descreverem uma imagem do manual.A imagem era um casal sentado num sofá, e um rapaz de pé, com um livro na mão, a ler. O Mitra decidiu responder. Diz ele: Um casal no sofá a olhar para um estúpido a ler. (Num dos exercícios aprendi que barbecue, em polaco é "grilla".)
Do lado direito da sala estava um dos rapazes, virado para a parede a falar e a fazer uns movimentos estranhos com a caneta, na parede. Sentado atrás deste estava um com as costas viradas para a parede, de lado para o quadro e com as pernas em cima da cadeira (é o rebelde).
Dei com ele a falar sozinho e a rir-se feito NERD. Continuou a falar sozinho durante algum tempo, e desta vez a abanar com a mão, como se estivesse a ouvir uma música dos Da Weasel.
Uns breves segundos e manda uma "bisca" para o chão.
E atrás deste rebelde está o Cédric a dormir, ou como ele diz, a jogar futebol no telemóvel.

9h23m
Ouvi um berro em polaco. Era a professora a gritar com o nerd. Não é que ele pegou em duas canetas e vestiu a pele de baterista dos De Weasel?!! (Temos artista.O rapaz sente o chamamento da música dentro dele.)

9h23m e uns segundos
O Mitra começou a falar polaco e a bater com uma bola pequena no chão, num toque de jogador de basquetebol. A professora tornou a berrar, claro.

9h25m
Detesto este puto. Continua a ler o livrinho dele (sem capa...eu tentei saber que livro era mas não consegui). A professora faz um ronda à sala enquanto os alunos fazem uns exercícios, e ele está sereno e despreocupado.

9h26m
A professora torna a gritar ao baterista. Manda-o sentar direito e viradinho para a frente. (já foi tarde).

9h30m
Distraidamente, como só eu, olhei para o Mitra (lado esquerdo) e, ele estava novemente colado em mim. A Angela(completamente ligada às maquinas, meia a dormir e com ressaca) virou-se para mim e disse:
-Olha, o puto tá sempre a olhar para trás!
Pois até ela, naquele estado reparou. Ele fugiu com o olhar, e começou a acariciar o seu boné magnifico, igual ao do EMINEM.

9h32m
Era a paz na sala. Um silêncio magnífico. Tudo a estudar.

9h45m
Fui ao intervalo de 5min, apanhar ar, e regressei à sala de aula.
Era a mesma turma.(ai que medo)
Entrou uma srª. Era ajudante da professora.(Bem precisa coitada.)
Iam fazer um teste e eu nem sabia. Estava um em cada mesa.
Sossego, sossego amigos.

UWAGA=Atenção
9h50min
Descobri que o Mitra afinal estava era colado nas mamas da Angela.

Uwaga 2
Estava um miúdo, sentado numa mesa atras do Cédric, a fazer o teste, claro, que não parava de fungar. Comecei a cronometrar o tempo para ver de quanto em quanto tempo eram as fungadelas.
Nos entratantos, o Mitra colou outra vez na Angela.
Eu estava de mini-saia, mas nem assim ele parava de apreciar a Angela.
Bom, o "fungador" funga de 25 em 25 segundos.
Coitado do Cédric...está prestes a esgotar a paciência.
De repente começou a fungar de 5 em 5 segundos. As "fungaledas" estão a aumentar.
O Mitra tornou a colar na Angela às 10h03m.

Nos entretantos, enchi-me de escrever isto que acabei de contar e comecei a bocejar, o sono estava a apoderar-se de mim e, terminei o relatório.


Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário